Técnicas de Respiração para Reduzir o Estresse e Promover o Bem-Estar
Descubra como as técnicas de respiração auxiliam na redução do estresse e promoção do bem-estar segundo a TCC e a Medicina Comportamental. Veja benefícios e evidências científicas.
Introdução
O uso de técnicas baseadas em controles voluntários de respiração para a redução de estresse e promoção do bem-estar tem origem de algumas tradições médicas como nos rituais e cânticos xamânicos, na Índia, na China, nas práticas medicinais tibetanas e não menos importante com Hipócrates na Grécia Antiga.
Mesmo com a longa tradição da utilização de técnicas de respiração, médicos contemporâneos relatam que mesmo com toda a aprendizagem durante a graduação desconhecem sobre o poder da respiração.
Assim como na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) as técnicas de respiração não são valorizadas, sendo deixadas de segundo plano.
Objetivo do Artigo
Este artigo tem como objetivo revisar as principais técnicas de respiração utilizadas para a redução do estresse em TCC e na Medicina Comportamental, além de ilustrar as alterações psicofisiológicas.
Respiração e Emoções
Em uma relação mais abrangente da respiração com os processos mentais e emoções, há observações realizadas na prática do yoga sobre o controle da respiração no texto do Hatha Pradipika, no tratado clássico de acupuntura Su Wen e na bíblia cristã.
O Estresse e a Saúde
Quanto ao estresse, pesquisadores estimam que entre 60 a 90% de todas as visitas médicas são em grande parte devido a fatores relacionados diretamente ao estresse excessivo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o estresse está associado a sete entre cada 10 das principais causas de morte em países desenvolvidos, além de causar um prejuízo de mais de bilhões de dólares.
Estudos mostram que mais da metade dos pacientes atendidos no ambulatório de Gastroenterologia apresentavam sintomas de estresse.
A importância de diagnosticar os sintomas de estresse e o desencadeamento de problemas relacionados a este reduz a chances de agravar mais ainda problemas físicos e biopsicossociais, além de reduzir o custo hospitalar referente ao paciente.
Efeitos do Estresse Cumulativo
Os efeitos do estresse cumulativo são prejudiciais ao funcionamento do organismo como efeitos deletérios sobre a capacidade natural de retorno do organismo ao equilíbrio homeostático anterior ao estresse.
O médico cardiologista e pesquisador Herbert Benson foi o responsável pelo descobrimento da resposta de relaxamento na década de setenta.
A resposta de relaxamento pode ser compreendida como uma capacidade natural dos organismos a retornarem ao seu estado basal, uma vez cessada a fonte de estresse ou os estímulos adversos.
Mas Benson também alerta para o fato de que a resposta de relaxamento não é mobilizada com tanta rapidez e que pode ser potencializada por técnicas terapêuticas tradicionais como:
- Técnicas de respiração
- Meditação de concentração
- Atividade física
- Oração
- Relaxamento muscular
- Yoga
Funcionamento da Respiração
No texto a respiração é retratada como a contração e expansão rítmicas que envolvem diversos sistemas e músculos e permitem um fluxo contínuo de ar para dentro e fora dos pulmões.
Controlada automaticamente por um centro respiratório nervoso localizado no bulbo, de onde partem nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios, sendo estes sinais enviados via coluna espinhal para os músculos da respiração.
Outros estudos também encontraram uma estreita relação entre o estresse e as alterações do ritmo respiratório.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Técnicas de Relaxamento na TCC
Segundo Friedman as técnicas de relaxamento, incluindo os treinos baseados na respiração, vem se expandindo na formação médica norte-americana, inclusive como uma proposta de integrar as terapias complementares na medicina oficial.
“A TCC é uma abordagem psicoterápica que reconhece o papel das cognições disfuncionais e/ou limitantes na geração da resposta psicofisiológica do estresse” (NETO, 2011).
As técnicas de relaxamento são ferramentais importantes na prática clínica da TCC e diferentes técnicas são totalmente equivalentes ou possuem efeitos específicos.
Respiração e Fisiologia
Estudos feitos pela área da TCC verificaram que a frequência cardíaca é influenciada tanto pelo ramo do sistema nervoso autônomo simpático quanto do parassimpático, mas as emoções e os ritmos respiratórios também afetam esse marcador fisiológico.
Após a observação e da prática de respiração diafragmática que resultaram no padrão respiratório lento, profundo, regular e sem esforço, alguns pacientes podem também ser beneficiados pela alteração voluntária da duração dos ciclos respiratórios.
Atualmente se discute a descoberta da frequência ressonante do ciclo respiratório, capaz de afetar a frequência cardíaca, a pressão arterial e outros ritmos biológicos, tais como as ondas cerebrais.
Benefícios das Técnicas de Respiração
De acordo com institutos de medicina estadunidenses, estima-se que o treino de respiração é o segundo recurso mais utilizado pela população adulta norte-americana como estratégia terapêutica complementar em saúde.
Pode-se citar alguns benefícios pela técnica de respiração tais como:
- Estabilização do sistema nervoso autonômico
- Aumento da variabilidade da frequência cardíaca
- Diminuição da pressão arterial
- Aumento da função pulmonar
- Melhora da digestão
- Melhora da qualidade e padrão do sono
- Aumento do bem-estar biopsicossocial e qualidade de vida
De fato, é mostrado pelos escritores do texto que a má utilização das técnicas pode levar a resultados negativos, portanto, as técnicas de respiração devem ser foco de estudo e de aplicação prática na saúde, de profissionais competentes e com treinamento capazes de instruírem seus pacientes.
Contribuição das Medicinas Tradicionais e Contemporâneas
“As técnicas de respiração são baseadas nas medicinas tradicionais, porém a medicina e psicologia contemporâneas têm uma importante contribuição ao estudar os mecanismos psicofisiológicos de tais práticas, voltadas a redução do estresse e de outras patologias modernas” (NETO, 2011).
Tanto a TCC ou a Medicina Comportamental podem de certa forma utilizar de técnicas de respiração, visando uma sinergia entre diferentes procedimentos terapêuticos, capazes de responder as demandas complexas do ser humano.
Conclusão
Se você deseja melhorar sua saúde física, mental e emocional, técnicas de respiração podem ser o primeiro passo para reduzir o estresse e alcançar mais qualidade de vida.
✅ Experimente hoje mesmo pequenas pausas para respirar profundamente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo com quem também precisa aprender a respirar melhor e siga nosso blog para mais textos sobre saúde mental e bem-estar integrativo.
Publicar comentário